Eritritol: vantagens e desvantagens




Como prometido vamos falar sobre o eritritol! Ele pertence à mesma classe do xilitol, os chamados álcoois de açúcar, e possui menos calorias que o xilitol.

Xilitol: 2,4 calorias por grama;

Eritritol: 0,24 calorias por grama.


Sim, o eritritol possui apenas 6% das calorias do açúcar – mas ele ainda assim possui 70% do poder adoçante do açúcar comum.


Apesar de ser encontrado na natureza, o eritritol que consumimos costuma ser produzido pelo corpo humano.

Os seres humanos não possuem as enzimas necessárias para quebrar o eritritol. Por isso, quando ingerimos eritritol, ele é absorvido, cai na corrente sanguínea, para depois ser excretado inalterado na urina. E sim, ele não apresenta alterações nos níveis de açúcar no sangue ou de insulina.


Pra quem é indicado: para pessoas com excesso de peso, com diabetes ou outras questões relacionadas à síndrome metabólica.


Sobre a saúde bucal, alguns estudos mostram efeitos protetores do eritritol, e outros não. Mas está claro que ele não tem efeito negativo como a açúcar e nem os efeitos positivos do xilitol.


O eritritol pode dar desconforto intestinal em algumas pessoas. Se você tem leaky gut, espere melhorar para usar o eritritol!


Por mais que a ciência ainda não tenha encontrado nada de negativo relativo ao eritritol, isso não significa que seu consumo esteja super liberado e você pode comer grandes quantidades, né? E isso vale pra qualquer adoçante!! O sabor doce pode estimular a insulina (como qualquer adoçante em excesso). Então, não caiam de boca!

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