Xilitol: vantagens e desvantagens




Esse é pra quem gostou do post sobre o índice insulinêmico dos adoçantes! Os mais utilizados por vocês segundo os comentários são: Xilitol e Eritritol.


Então vamos às comparações?


O xilitol é encontrado em pequenas quantidades em frutas e vegetais e, portanto, é considerado natural.

O xilitol tem uma doçura semelhante ao açúcar regular, mas contém 40% menos calorias. Nesse contexto, o xilitol contém zero de frutose e tem efeitos pequenos na glicose sanguínea.


Seu índice glicêmico está entre 5 e 12. O açúcar comum (sacarose) tem um índice glicêmico entre 60 e 70. Para pessoas com diabetes, pré-diabetes, obesidade ou outros problemas metabólicos, o xilitol pode ser usado, mas não é a melhor alternativa, principalmente em grandes quantidades... ele pode causar picos de glicose e insulina!!!


Escolha o melhor com o seu médico.


Pra quem o xilitol é recomendado?


Crianças e pessoas que comem um docinho só de vez em quando. Sim, o xilitol também tem suas vantagens: ele traz benefícios para a saúde bucal e prevenção de cárie dentária, aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo; reduz a acidez da saliva, o que ajuda a combater a degradação causada pelo ácido ao esmalte do dente.

E, ao contrário da Estévia, não existe nenhuma evidência de que o xilitol teria suas propriedades alteradas ou deixaria de ser xilitol quando exposto a altas temperaturas.

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