Sono X função metabólica




Como prometido, vamos falar um pouco mais sobre esse aspecto tão importante para nossa saúde: O SONO.

Para um descanso adequado, é essencial que alcancemos um sono PROFUNDO, o chamado sono REM. Este que nos faz acordar com sensação de disposição. A falta do sono REM pode provocar fadiga crônica, resistência à insulina, aumentar o risco de hipertensão, obesidade e outras doenças metabólicas.


Então, pergunte-se: Eu acordo me sentindo descansado?


Se a resposta for não, é muito importante que você busque o motivo disso, devendo pesquisar algumas causas principais:


1. Má secreção de melatonina:

Durante o sono, são produzidos hormônios essenciais para nosso crescimento e longevidade. Um deles é a melatonina, a qual é responsável pela indução do sono, sendo liberada a partir do escurecimento do ambiente (entende-se que o dia acabou e que é “hora de dormir”). Assim, algo que pode atrapalhar muito a sua produção é o contato com a luz do celular, da televisão ou do computador antes de dormir. Por isso, é muito recomendado que, antes de dormir, a gente possa desacelerar com atividades mais tranquilas, como:

• Praticar uma meditação (Mindfulness, por exemplo); • Fazer uma oração;

• Evitar luzes fortes;

• Utilizar filtros para luz azul em celulares e computadores.

OBS: A mudança de hábitos é importantíssima! Apenas tomar cápsulas de melatonina não vai resolver a causa principal do problema.


2. Apneia do sono:

Você ronca demais, engasga dormindo, acorda cansado, tem muito sono durante o dia? Pode ser apneia do sono, e ela aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Procure um pneumologista especializado.

É essencial descartar todos esses possíveis fatores que podem estar atrapalhando o seu sono reparador. Busque ajuda!


3. Estresse emocional

Este é muito importante, aumenta o cortisol! Vamos fazer um novo post somente sobre isso.


4. Desequilíbrios hormonais:

Menopausa, hipotireoidismo, deficiência de testosterona, de progesterona. É importante fazer uma avaliação com um bom endocrinologista!

MAIS TEXTOS