Sintomas de diabetes - Parte 3




Voltamos com os posts da série sobre os sintomas de Diabetes, com o objetivo de conscientizar vocês! Volte algumas casas se você é novo por aqui!


7. Dormência e formigamento nos pés ou dedos dos pés: é normal ter essa sensação familiar, embora desconfortável, de "alfinetes e agulhas" depois de ficar muito tempo sentado ou pressionando uma parte do corpo. No entanto, se ocorrer sem motivo aparente, o diabetes ou o pré-diabetes podem ser os responsáveis. O açúcar elevado no sangue pode danificar os nervos que inervam os pés, resultando em dormência e formigamento. O termo médico para essa condição é neuropatia periférica diabética. É importante ressaltar que o açúcar no sangue não precisa ser muito alto para que esse dano ocorra. Em um estudo, 49% das pessoas com pré-diabetes e 50% das pessoas com diabetes recém-diagnosticado apresentaram neuropatia periférica.


8. Manchas escuras na pele: apareceram manchas escuras e aveludadas sobre certas partes do corpo, especialmente as rugas das axilas, virilha ou pescoço? Eles são acinzentadas, marrons ou pretas?


O termo médico para essas manchas é acanthosis nigricans. Podem ser causadas por várias condições, mas geralmente estão ligadas a níveis elevados de insulina e resistência à insulina. Também têm sido associadas ao diabetes tipo 2, especialmente naqueles com sobrepeso ou obesidade.


Em um estudo de pessoas recém-diagnosticadas com diabetes tipo 2, 54% das que eram obesas tinham acanthosis nigricans.

MAIS TEXTOS