Qual tipo de alimentação fornece mais energia?




Estudo realizado em Harvard e publicado no Journal of the Endocrine Society comparou diferentes dietas e como estas influenciam a quantidade de energia disponível para o metabolismo. ⠀

A pesquisa comparou dietas com diferentes quantidades de carboidratos: High Carb (HC); Moderate Carb (MC); Low Carb (LC). Aqueles que realizaram uma alimentação mais rica nos açúcares (HC) tiveram um fornecimento de energia IMEDIATO maior, porém após cerca de 4 horas, aqueles que realizaram uma dieta com menos carboidratos (MC e LC) apresentaram uma quantidade 14% maior de energia disponível. ⠀

A teoria inicial do artigo é a seguinte: ⠀

Mais carboidratos → Mais glicose no sangue --> Mais insulina → Maior armazenamento energético. ⠀

Essa dinâmica faria com que aqueles que se alimentam com maior quantidade de açúcares sintam uma saciedade inicial, mas, rapidamente, irão sentir mais fome, já que a maior parte da energia obtida será armazenada. Isso reforça a ideia de que a dieta low carb promove uma saciedade mais prolongada, o que desestimula a necessidade frequente de se alimentar. ⠀

A pesquisa é capaz de quantificar em valores laboratoriais essa teoria, explicando que a maior ingesta de gorduras permite um fornecimentos de energia mais prolongado, mesmo que não seja maior que a energia fornecida de imediato pelos carboidratos. 😄😉

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