Quais as diferenças entre Low Carb, Cetogênica e Carnívora?




Essa é uma pergunta recorrente né? 🤔⠀ ⠀⠀

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🔹Na dieta ocidental padrão, temos 15% de proteína, 20-25% de gordura e 55-60% de carboidratos. Na low carb, temos 50% de gordura, 20-30% de proteínas e 30% de carboidratos (ou carboidrato líquido - que é o carboidrato total menos as fibras- inferior a 130 gramas). Na cetogênica, são 20-25% de proteínas, 5% de carboidratos e 70-75% de gordura (sendo menos que 25g de carboidrato líquido ao dia). Já a dieta carnívora (essa sim, é ZERO CARBOIDRATO) é só proteína e gordura. 🍳⠀ ⠀⠀⠀

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🔹Na dieta cetogênica a gente induz a cetose nutricional. E o que é isso? É quando a gente reduz carboidrato na dieta, a insulina cai e o glucagon aumenta, causando a quebra da gordura do corpo liberando os ácidos graxos; esse processo chama-se lipólise. Os ácidos graxos são utilizados pelos músculos para produzir energia. O fígado transforma os ácidos graxos em corpos cetônicos, que são usados como fonte de energia inclusive pelo cérebro. A dieta cetogênica, para que seja sustentável a longo prazo, deve ser equilibrada tanto nos tipos de gorduras quanto nos nutrientes!⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

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🔹Na dieta padrão, a glicemia fica entre 70-120. Na cetogênica, ela fica por volta de 70-90 e na cetoacidose diabética, acima de 250-300. A insulina, numa dieta padrão, varia de 6 a 23, na cetogênica ela não passa de 9. Já na cetoacidose diabética, não há insulina circulante! ⠀ ⠀

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🔹Outra diferença: Os corpos cetonicos na dieta padrão ficam entre 0,1-0,4. Acima de 0,5 já se considera que a pessoa está em cetose. Geralmente, a faixa ótima de cetose nutricional encontra-se entre 0,5-3,0. A acidez do sangue fica normal tanto na dieta padrão quanto na cetogênica, enquanto na cetoacidose⠀

diabética o pH CAI (o sangue fica ácido). LOGO, cetose nutricional NÃO É A MESMA COISA que cetoacidose diabética. ⠀

Agora, para que, afinal, essas dietas servem?⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Isso é assunto pro proxímo post!

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