O que é resistência insulínica?




Olá! Na última conversa definimos os critérios diagnósticos de diabetes e pré-diabetes, não é mesmo? E se eu dissesse para você que o diabetes começa de oito a doze anos antes de a glicose subir? 😧


Sim, diabetes é uma doença de RESISTÊNCIA INSULÍNICA. Quando consumimos em excesso carboidratos refinados, farináceos ou comida processada, geramos em nosso corpo o aumento do hormônio insulina, cuja função é guardar energia que sobra. Se você ingere esse tipo de alimento com muita frequência, a insulina começa a aumentar cronicamente e você começa a acumular gordura na barriga e entre os órgãos abdominais (gordura visceral). Quando você come de 3 em 3 horas mesmo sem estar com fome, suas células já estão cheias de glicogênio (estoque de glicose) e de gordura, e param de responder à insulina, como se fosse: "Basta! Já tem demais!". Isso é a RESISTÊNCIA INSULÍNICA.

No entanto, o pâncreas não entende assim. Ele vê a glicose sobrando na circulação e a "empurra" para dentro das células à força, se necessário, aumentando a insulina ainda mais. Insulina alta acumula mais gordura visceral. A gordura visceral acumulada no abdômen produz diversos hormônios que aumentam a inflamação no organismo cronicamente, o que piora a resistência à insulina e cria um círculo vicioso. Isso leva ao surgimento de todas as doenças que mencionei acima.

Então como prevenir e tratar a resistência insulínica? A perda de peso e as atividades físicas podem ser ótimos aliados para o tratamento! 💪🏋🏊🚴♀ E como saber se você tem resistência insulínica? Na próxima semana vamos discutir como descobrir e, nas próximas semanas, falaremos sobre estratégias para vencer esse "mal da modernidade" (ou seria retrocesso?) Não perca!

MAIS TEXTOS