O mito da carne e o câncer

Os mitos dentro da área da saúde são muitos. Isso, na maioria das vezes, está relacionado com uma interpretação equivocada dos resultados de pesquisas e na disseminação pela mídia de informações sensacionalistas. Esse gráfico explica didaticamente como que a relação causal entre consumo de carne vermelha e surgimento de câncer é UM MITO!
Novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine da American College of Physician apoia essa ideia. Uma análise de um conjunto de estudos randomizados controlados e observacionais conclui que existe uma pequena evidência de que carne vermelha OU processada pode ser prejudicial para a saúde. (Estudo: Unprocessed Red Meat and Processed Meat Consumption: Dietary Guideline Recommendations From the Nutritional Recommendations (NutriRECS) Consortium)
Realmente existem ASSOCIAÇÕES, mas essas NÃO comprovam CAUSA e EFEITO. Além disso, dentro do grupo “carne” existe uma gama de alimentos diversificados, dificultando ainda mais a formulação de conclusões consistentes. As dietas dos participantes são muito variadas, o que é um grande viés para esses estudos. Tais associações podem ser desbancadas com estudos que dividam grupos de pessoas que comem CARNES e VEGETAIS, sem GRÃOS ou ÓLEOS TÓXICOS.
Os alimentos não são consumidos isoladamente! O conjunto específico DE CADA UM faz toda diferença! A maioria das pessoas que comiam carne vermelha era na verdade fast food, hotdog, pepperoni ( e não carne normal)...sempre com molhos ricos em açúcar e batatas fritas em óleo vegetal....
A sua dieta geral, estilo de vida e genética contribuem, DE FORMA CONJUNTA, para risco maior ou menor de câncer.
Cuide de sua saúde no seu dia-a-dia!