Mitos sobre a low carb




Será que fazer low carb aumenta o colesterol?! 🤔⠀

Então… Na verdade, dietas com baixo teor de carboidratos tendem a MELHORAR o perfil do colesterol, pois aumentam os níveis do colesterol HDL (bom) e diminuem os níveis de triglicerídeos potencialmente prejudiciais. ⠀

Em relação ao colesterol LDL (ruim), a maioria dos indivíduos que fazem low carb não experimentam mudanças significativas. O que pode acontecer é um leve aumento ou diminuição do LDL, isso vai depender de cada um.⠀

Mas, há uma pequena minoria de pessoas que podem ter um aumento alto de colesterol. Nesses casos é importante fazer um processo de adaptação na dieta e de avaliação abrangente do paciente, ok?! Ahhh e é fundamental procurar ajuda e acompanhamento de um especialista!



Será que fazer uma dieta com baixo teor de carboidratos causa deficiência de nutrientes?! 🤔⠀

É CLARO QUE NÃO!!!⠀

Sempre falo aqui e vou repetir, a low carb é um estilo de vida que consiste em COMIDA DE VERDADE, ou seja, nada industrializado ou processado. Portanto, os alimentos consumidos em uma dieta low carb são altamente nutritivos.⠀

Por exemplo, o ovo que é um alimento muito consumido nessas dietas, é considerado um dos melhores e mais completos alimentos do mundo, possuindo diversos nutrientes fundamentais para a nossa saúde.⠀

Além disso, na low carb as pessoas tendem a consumir mais carnes, vegetais e gorduras boas provenientes dos alimentos que são bem mais nutritivas que macarrão, arroz e batata, né?!⠀

A diminuição de frutas também não atrapalha. Elas são basicamente doces da natureza, porque possuem muito açúcar (frutose), por isso é importante consumi-las com moderação… Não pode ficar comendo frutas demais, entende?! ⠀

Ahhh e nesse estilo de vida não tem essa de comer farinhas refinadas e super industrializadas, cheias de amido puro e sem nenhum tipo de nutriente para o nosso corpo! Também não tem fast-food, que possuem muuitas calorias e poucos nutrientes, né!?⠀


Será que o cérebro precisa de carboidratos?


O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo. Embora seja responsável por apenas 2% de seu peso corporal, ele consome 20% da energia diária. Para realizar suas funções, o cérebro precisa constantemente de combustível - glicose ou cetonas.⠀

Estima-se que, quando alimentado por carboidratos, o cérebro precisa de cerca de 110-145 gramas de glicose (da quebra dos carboidratos que você ingere) por dia para funcionar de maneira ideal.⠀

E o que acontece se você comer muito menos do que 110 g de carbos por dia ou mesmo nenhum? O cérebro passa fome? Claro que NÃO!!⠀

No caso de pessoas que fazem low carb, o processo é o seguinte: o fígado e os músculos armazenam glicose na forma de glicogênio. Quando você diminui a quantidade de carboidratos, o fígado passa a aumentar a produção de compostos solúveis em água conhecidos como corpos cetônicos (cetonas) criados a partir da quebra de ácidos graxos (gorduras).⠀

Assim, quando você faz uma dieta com baixo nível de carboidrato, o seu cérebro usa as cetonas como fonte de energia, e o fígado produz a quantidade de glicose necessária para atender ao restante das necessidades. ⠀

E, sabe o que acontece?! Os níveis de açúcar no sangue permanecem estáveis, mesmo que os carboidratos não sejam consumidos!⠀



Será que fazer low carb prejudica os rins?! 🤔


Isso é MUITO improvável. Muitas pessoas ainda acreditam que uma dieta com baixo nível de carboidrato é necessariamente muito rica em proteínas, podendo sobrecarregar os rins. Mas isso não é verdade.


Primeiro, uma dieta com pouco carboidrato bem formulada é rica em gorduras e não em proteínas. Logo, essa afirmativa de que “low carb prejudica os rins” simplesmente não faz sentido e não é verdadeira, entende?


Em segundo lugar, indivíduos que possuem função renal normal e são saudáveis, provavelmente podem consumir grandes quantidades de proteína sem nenhum problema. Já quem possui alguma doença grave nos rins, deve tomar cuidado com os excessos e, é claro, procurar a ajuda e acompanhamento de um profissional!


Ahh! Mais um detalhe importante e que sempre falo aqui: o estilo low carb tem como base a COMIDA DE VERDADE e nada de açúcar, certo?! Portanto, ao diminuir os níveis elevados de açúcar no sangue, isso pode evitar diversos danos nos rins, principalmente para pessoas que tem diabetes.





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