Low carb limpa X low carb suja




“Sujo” é uma palavra carregada quando se trata de comida. E para a dieta cetogênica / low carb em particular, esse “sujo” está aberto a interpretações. Para alguns, significa comer fast food quando o desejo aparece, mas fazer escolhas para permanecer dentro dos macros de baixo teor de carboidratos - como pedir um cheeseburger com bacon sem pão e refrigerante diet. Para outros, significa quebrar ocasionalmente a cetose para incluir ingredientes cetônicos não tradicionais. Mas será que fazer uma low carb “suja” é o melhor caminho?⠀

Isso porque os benefícios vêm principalmente da restrição de carboidratos, quer você esteja comendo bife alimentado com capim grelhado em ghee alimentado com capim ou um cheeseburger sem pão, com bacon. A diferença é entender como esses alimentos fazem você se sentir, o que é sustentável para sua vida e quais resultados você está vendo na dieta.⠀

Usaremos os termos " sujo" e " limpo" mas esses termos são subjetivos. A comida não é inerentemente "suja", a menos que você a deixe cair no chão ou a puxe para fora do solo. A low carb suja é amplamente aberta à interpretação com base em como você prioriza alimentos "sujos" e "limpos", ou seja, coisas como adoçantes artificiais e aditivos alimentares, óleos ultraprocessados ​​e salgadinhos, refrigerantes sem açúcar e outros alimentos que são tecnicamente baixos-carbo, mas não tão nutritivo quanto comida de verdade. Lembre-se que saúde não é apenas estar magro!⠀

A principal diferença entre a low carb suja e a low carb limpa é que a última defende a qualidade dos alimentos, ou seja, comer comida de verdade baixa em carboidratos ao invés de alimentos de baixo carboidrato, mas processados e com aditivos. ⠀


Alimentos low carb sujos variam de lanches a bebidas e ingredientes de refeições. Alguns dos alimentos sujos mais comuns incluem:⠀

- Queijo processado;⠀

- Refrigerantes sem açúcar, energéticos e outras bebidas adoçadas artificialmente;⠀

- Hambúrgueres fast-food sem pão, fritos em gordura ruim;⠀

- Carnes pré-embaladas e outros alimentos preparados⠀

Torresmo / Bacon feito com carne processada e fumaça líquida;⠀

- Margarina;⠀

- Alimentos com Glutamato monossódico;⠀

- Maionese feita com óleos vegetais;⠀

- Batatas fritas de queijo e outros petiscos ultraprocessados.⠀

Alimentos low carb “sujos” são carentes de vitaminas e minerais de que seu corpo necessita. Ao escolher alimentos processados, você pode se tornar deficiente em micronutrientes como cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e vitaminas. Embora esses nutrientes possam ser obtidos a partir de suplementos, o ideal é obtê-los majoritariamente através de comida de verdade (e de qualidade). Embora tanto a low carb limpa e quanto a suja possam ajudar seu corpo a queimar gordura em vez de carboidratos para obter energia, as dietas diferem em sua composição e sem dúvida a versão limpa é muito melhor! EVITE OS PROCESSADOS de rotina, MESMO LOW CARB, eles podem ser a exceção, mas nunca a regra!⠀



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