Kefir e benefícios para a saúde - Parte 2



Como dito anteriormente, os lactobacilos presentes no #Kefir são os principais responsáveis pelas melhoras gastrointestinais propostas por este. Diferentes estudos (ARRASTE PARA O LADO) mostram como esses efeitos podem ser positivo em adultos. Um estudo piloto avaliou o efeito dos lactobacilos em pacientes com constipação intestinal crônica. O grupo fez uso do Kefir diariamente durante 4 semanas, apresentando melhor freqüência e consistência de evacuação, além de redução no uso de laxantes e aceleração do trânsito intestinal em relação aos valores prévios.⠀

Além disso, um ensaio clínico randomizado comparou um grupo de adultos de 50 anos que fez uso diário do Kefir por 3 semanas com outro que não o fez. Foram observadas melhoras de sintomas de dor abdominal, flatulência e apetite em pacientes homens que utilizaram o Kefir. Além disso, foi mostrada uma melhora no padrão da microbiota intestinal nas pacientes mulheres. Todas as diferenças observadas nos estudos foram significativas estatisticamente. ⠀

Ademais, ensaio clínico observou melhora de padrões gerais em pacientes com Síndrome Metabólica em uso de Kefir. Após 12 semanas de acompanhamento, o grupo experimental apresentou redução de valores de resistência à insulina, citocinas inflamatórias e pressão arterial em relação aos dados prévios. Outro estudo avaliou o padrão lipídico de mulheres obesas em uso do Kefir durante 8 semanas. Ao fim do estudo, foram observadas significativas reduções em colesterol não HDL, colesterol total e LDL.⠀

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Além das melhoras intestinais e metabólica, o Kefir parece auxiliar na melhora de padrões de densidade mineral óssea em pacientes com osteoporose ( à confira estudo nas imagens).⠀ ⠀

Sendo assim, apesar da falta de interesse industrial em investir em estudos mais robustos sobre as vantagens do Kefir, já temos importantes evidências que mostram benefícios do seu uso para a saúde.

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