Jejum intermitente para iniciantes: Parte 2





Durante o jejum intermitente, o consumo de algumas bebidas sem calorias, como chás e café é permitido e pode ter benefícios. Isso acontece justamente porque tais alimentos não fornecem, ao corpo, nutrientes capazes de gerar energia, ou seja, NÃO ALTERAM o estado metabólico proporcionado pelo jejum.⠀⠀

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E é aí que entra a pergunta: “Enquanto eu estiver em jejum, posso consumir adoçantes não calóricos com o chá ou café?”. A resposta para essa pergunta não é muito simples porque as evidências científicas que temos ainda são inconclusivas ou escassas.⠀⠀

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A maior parte dos adoçantes artificiais não calóricos (aspartame, sacarina, acesulfame-K, ciclamato, sucralose) são capazes de estimular a secreção de insulina em graus diferentes pelo pâncreas, embora a liberação de insulina não seja de grande magnitude. Prefira usar estevia, eritritol ou sucralose em pequenas quantidades (em algumas pessoas o sabor doce dá mais fome). A Sari Fontana do @lowcarbinspira fez o melhor guia de adoçantes que já vi, desmistificando algumas dessas questões. ⠀

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Porém, ainda não existem estudos que tenham testado diretamente a hipótese de que o leve aumento na secreção de insulina, pelo consumo de adoçantes (artificiais ou não), poderia “atrapalhar” os benefícios proporcionados pelo jejum intermitente. ⠀⠀

Testar de forma individual pode sempre ser uma alternativa para descobrir se, pelo menos em você, determinada estratégia funciona ou não. ⠀Não vejo mal usar um pouco de adoçantes se isso for te ajudar a manter o jejum.⠀

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De qualquer maneira, se acostumar com o sabor natural do café ou dos chás é, na verdade, uma opção ainda melhor, principalmente porque o consumo de aditivos artificiais — como a maior parte dos adoçantes — sempre terá o risco de ser prejudicial à saúde no médio ou longo prazo.⠀

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