Hipoglicemia: por que acontece e como evitar?




Você já se pegou com as mãos suadas, tremendo, muita fome, tonteira ou mal estar? Alguém já te disse que você ficou esquisito, confuso, irritado sem razão ou com a fala arrastada? Esses podem ser sintomas de hipoglicemia. ​


Mas o que é HIPOGLICEMIA? Por que ela acontece? Quais podem ser as consequências? Como evitá-la? Qual a melhora forma de tratá-la?


Hipoglicemia é o nome que damos quando a glicose no sangue (glicemia) cai abaixo de 70mg/dL. O nosso cérebro depende da glicose para funcionar, então quando a glicose está baixa não conseguimos raciocinar com clareza e, se a glicose baixar demais (abaixo de 40mg/dL, por exemplo), podemos até mesmo desmaiar ou ter uma convulsão. Pessoas podem até ter sequelas neurológicas quando uma hipoglicemia grave não é tratada a tempo e da forma correta.

Muitos comem pão de queijo, chocolate, barrinha de cereal... São atitudes erradas. O chocolate e o pão de queijo contém gordura, que atrasa a absorção do açúcar. A barrinha de cereal, contém muitas fibras, que também atrasam a absorção do açúcar. Então o que acontece é que você acaba comendo muito mais até sentir alguma melhora nos sintomas.


O melhor mesmo é colocar 1 colher de sopa de açúcar em um copo d'água, misturar bem e beber. Se não houver açúcar puro, pode ser uma colher de mel, ou um copo de suco de fruta normal ou um copo de refrigerante não-diet.

Posts Em Destaque
Posts Recentes