Gordura saturada: Tá com medo de que? - Parte 4




O estudo desta semana é muito interessante! Publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2004! 235 mulheres menopausadas que já haviam infartado foram estudadas através de cateterismo cardíaco antes e depois do estudo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Foi avaliado o consumo de macronutrientes ( carboidratos, gorduras e proteínas), para determinar se a gordura saturada poderia piorar quadro de estenose coronariana (o grau de entupimento das artérias) após infarto. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os resultados mostraram que as pessoas que ingeriram mais gordura saturada tiveram menor progressão da estenose coronariana e os que consumiram mais carboidratos tiveram piora da estenose! O estudo, por ser observacional, não pode provar que carboidratos fazem mal. Mas devido ao resultado obtido com a gordura saturada (de melhora do quadro), mostrando proteção, podemos dizer que não há como gordura saturada causar estenose coronariana. Nem mesmo nos que já infartaram.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pessoal, percebem o que isso significa?

Meu próximo post vai falar de estudos clínicos randomizados em pessoas que já infartaram e passaram a consumir mais gordura saturada...curiosos com o resultado?

MAIS TEXTOS