Gordura saturada: Tá com medo de que? - Parte 2





O estudo de hoje é também uma meta-análise, porém de 21 de estudos observacionais, e com SEGUIMENTO DE 23 anos! Vocês podem ver no Forest plot que a gordura saturada mais uma vez não teve nem associação com desfechos cardiovasculares. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por que as diretrizes da American Heart Foundation e de todos que a copiam dizem o contrário? Eles se baseiam em estudos observacionais que encontraram associação. Como já sabemos estudos observacionais que encontram associação de uma coisa com outra não provam nada, apenas geram hipóteses.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Um exemplo disso é que café tem associação muito forte nos estudos com câncer de pulmão. No entanto, quando analisaram melhor, viram que as pessoas que tomavam café e tinham câncer de pulmão também fumavam. O cigarro era a causa. Esses estudos não controlam todas as variáveis, por isso há o risco de variáveis escondidas ou mal controladas causarem o desfecho. Use os estudos observacionais para excluir hipóteses. Neste, excluímos que a gordura saturada poderia causar infarto ou AVC.



MAIS TEXTOS