Dieta low carb e remissão do diabetes




Uma pesquisa publicada este ano no Journal of Surgical Research relacionou a dieta low carb com remissão do diabetes com uma melhor resposta glicêmica.


O estudo foi conduzido com pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) insulino-dependentes, submetidos a dieta low carb nas duas semanas antes da realização da cirurgia bariátrica. O objetivo era reduzir o teor de gordura do fígado, facilitando a exposição do sítio cirúrgico e a operação em si.


O estudo demonstrou que 57% dos pacientes incluídos responderam rapidamente à dieta, com melhora no controle da glicemia e redução das necessidades de insulina mesmo antes de qualquer perda significativa de peso. Dessa forma, esses pacientes experimentaram uma remissão precoce do diabetes, com melhores resultados extensivos também ao pós-operatório.


A cirurgia metabólica, ou seja, a cirurgia bariátrica para o tratamento de pacientes com diabetes é uma alternativa aos pacientes que mantem inadequado controle glicêmico após tratamento clínico. A técnica preconizada para sua realização é o bypass gástrico, com a realização de um grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, com um desvio do intestino. O resultado é um uma menor ingestão de alimentos, menor absorção de calorias e um aumento da saciedade, que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes.


Tendo em vista os resultados obtidos com a introdução da dieta low carb no pré-operatório, questiona-se a real necessidade da cirurgia bariátrica nesses casos específicos. Trata-se de um procedimento invasivo, passível de diversas complicações, tais como fistulas, hérnias com oclusão intestinal e complicações nutricionais. Parece uma decisão relativamente fácil quando do outro lado da mesa temos apenas alterações dietéticas.

MAIS TEXTOS