Dieta cetogênica melhora enxaqueca?




Você já sentiu aquela crise de dor de cabeça terrível que só dá vontade de deitar na cama com as luzes apagadas? Se sim, essa dor, muitas vezes, pode ser uma crise de enxaqueca, um quadro muito comum em nossa população. Para evitar esse tipo de crise, os tratamentos (medicamentosos ou não) PREVENTIVOS são essenciais.


Assim, mas uma vez, surgem estudos mostrando como a DIETA CETOGÊNICA pode, TAMBÉM (além dos diversos benefícios que temos mostrado), ajudar nessas crises tão terríveis de enxaqueca. Foi realizado um estudo na Itália, publicado em Junho desse ano, que apresentou tal conclusão.


A pesquisa foi feita com 18 pacientes que sofriam de enxaqueca sem aura (sintomas auditivos e visuais que precedem a crise) que ficaram durante 1 mês realizando a dieta cetogênica. Foram realizados testes que avaliram o metabolismo e a atividade cerebral para observar se houve melhora nos aspectos neuropatológicos da doença (caso queiram entender melhor sobre isso é só conferir o artigo ao lado (passe a imagem). Após os 30 dias com as dietas, o número de crises reduziu SIGNIFICATIVAMENTE e foram observadas alterações cerebrais que favorecem o não surgimento da crise. Com isso, mesmo não sendo um estudo muito grande, a dieta cetogênica se mostrou muito eficaz em tal situação e pode ser uma ótima opção de tratamento não farmacológico para a enxaqueca.

MAIS TEXTOS