Dieta cetogênica: mais uma dieta da moda?


É comum que, de tempos em tempos, apareçam as chamadas “dietas da moda”, que prometem mundos e fundos a quem deseja emagrecer a qualquer custo. Há quem diga que a dieta cetogênica é mais uma dessas. Estudos já provaram, porém, que isso não é verdade.

Vamos entender o que é, então, essa dieta de nome estranho?

Por regra, ela contém quantidades limitadas de carboidratos e açúcares, porções moderadas de proteína e é composta principalmente de gorduras.


>> Mas como isso funciona?

Em resumo, trata-se de uma maneira de se alimentar fazendo com que seu corpo use gordura como combustível, ingerindo quantidades mínimas de carboidratos. Ela promove a cetose nutricional – que apesar do nome parecido nada tem a ver com a cetoacidose diabética -, processo que ocorre quando o organismo não possui pouca ou nenhuma fonte de glicose (açúcar) advinda da alimentação. >> Qualquer pessoa pode fazer?

Nossos metabolismos e anseios são diferentes, por isso, antes de iniciar qualquer dieta, converse com seu endocrinologista. Só ele poderá avaliar seu quadro individualmente e indicar um cardápio personalizado para alcançar seus objetivos de maneira saudável.


>> Além de ser eficiente para quem busca emagrecimento, esse tipo de alimentação tem, inclusive, grande potencial como tratamento eficaz para câncer e diversas doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer e esclerose múltipla. Mas, isso é assunto para outro post, continue me acompanhando! ;)

MAIS TEXTOS