Dieta cetogênica e TPM




Agora bora falar de TPM! SIM, a #TPM é normalmente bem chatinha pra nós mulheres, né? Muitas mulheres têm dúvidas sobre o efeito da dieta cetogênica no ciclo menstrual e ficam com medo dos sintomas da TPM piorarem.

Na verdade, a maioria das mulheres têm esses sintomas melhorados na dieta cetogênica. Algumas mulheres, principalmente as que comiam muita alimentação junk food, rica em óleo vegetais de soja e outros disruptores endócrinos, podem ter mais sintomas devido às mudanças hormonais.

Tem algumas dicas preciosas que podem amenizar a TPM durante a dieta cetogênica:


Consuma alimentos ricos em cálcio: um ensaio clínico randomizado mostrou 50% de redução de sintomas da TPM (depressão, aumento de apetite e fadiga) em mulheres que receberam suplementação de cálcio.


Você pode aumentar a sua ingestão naturalmente comendo mais gergelim (ou Tahine), brócolis, folhas verde-escuras (espinafre, couve), kefir de leite, salsão, sardinhas enlatadas com a espinha, queijos gordos (parmesão é um dos que mais tem cálcio). Consuma vegetais ricos em magnésio: folhas verde escuras, sementes de abóbora, castanhas do Pará.

Reduza o consumo de álcool: estudos demostraram que mulheres que apresentam TPM podem piorá-la com o consumo de álcool.


Coma mais proteína e gordura três dias antes da sua menstruação.


É bem fácil, não é? E pode trazer muitos benefícios pra sua saúde além do alívio de um período menstrual mais tranquilo! 😍


Referências:


Shehata NA. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. 2016 Mar;198:100-4.


Boyle NB, Lawton C, Dye L. Nutrients. 2017 Apr 26;9(5). BMJ Open. 2018 Apr 16;8(3):e019490.

Taiwan J Obstet Gynecol. 2009 Jun;48(2):124-9. doi: 10.1016/S1028-4559(09)60271-0

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