Diabetes: você tem e não sabe?




Nos últimos 40 anos, o número de pessoas com diabetes em todo o mundo quadruplicou: MAIS DE 400 MILHÕES DE PESSOAS, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Isso porque muitas pessoas não sabem que têm diabetes (50% delas!) ou seu precursor, chamado de pré-diabetes... Você pode ter diabetes? É uma doença com muitos sintomas precoces; embora alguns sejam sutis, outros são difíceis de ignorar. Acompanhe os próximos posts para aprender sobre os sintomas mais comuns !


Vamos entender melhor a doença:


O diabetes é uma condição médica que causa alto nível de açúcar no sangue devido à falta de insulina (o hormônio que controla o açúcar no sangue) ou à incapacidade de usá-lo de forma eficaz (resistência insulínica-a mais comum). Embora possa assumir várias formas, os tipos 1 e 2 são de longe os mais comuns.


No diabetes tipo 1, o sistema imunológico do corpo destrói erroneamente as células do pâncreas que produzem insulina. Por causa disso, as pessoas com diabetes tipo 1 não podem fabricar insulina por conta própria e devem injetá-la todos os dias - não apenas para controlar o açúcar no sangue, mas também para sobreviver.


No diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina - geralmente em quantidades ainda maiores que o normal - mas as células do corpo são resistentes aos seus efeitos. Com o tempo, o pâncreas pode não conseguir produzir insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue.

Uma condição relacionada e muito importante é o pré-diabetes, em que o açúcar no sangue é maior que o normal, mas não alto o suficiente para ser classificado como diabetes de acordo com as diretrizes da OMS. Além disso, os níveis de insulina geralmente ficam elevados antes e depois das refeições.


Com o tempo, o pré-diabetes pode progredir para diabetes tipo 2; no entanto, antes disso já apresenta alguns dos mesmos riscos à saúde do diabetes, mesmo que o açúcar no sangue permaneça na faixa dos pré-diabéticos.

MAIS TEXTOS