Como reverter a síndrome metabólica com dieta?




Você que me acompanha semanalmente, já leu meu material sobre diabetes e pré-diabetes, síndrome metabólica, resistência insulínica e relação com alimentação.


Hoje nosso papo é prático: como vencer a resistência insulínica, controlar seu diabetes (e em alguns casos revertê-lo) e reverter seu pré-diabetes e sua esteatose hepática (gordura no fígado). Claro que existem remédios melhores e piores, mas o papo de hoje é sobre dieta!


Já falamos de como os alimentos que sobem a glicose no sangue e/ou estimulam a insulina perpetuam o círculo vicioso obesidade-resistência insulínica-diabetes.


A dieta em pauta chama-se LOW CARB (BAIXO CARBOIDRATO). Essa dieta está nas recomendações de 2019 da American Diabetes Association para o controle do diabetes, sendo recomendada como a que tem "maior nível de evidência" e "sem riscos à saúde". Trata-se de uma dieta sem alimentos processados/ultraprocessados, focada na comida de verdade e rica em vegetais fibrosos de baixo amido, carnes variadas, queijos e iogurtes gordos, ovos e frutas de baixo amido. Come-se quando se está com fome e sempre até ficar satisfeito. Usa-se azeite, banha de porco, óleo de coco e manteiga para cozinhar.


Em geral, cortamos:

- Todos os grãos e farinhas de grãos, mesmo as integrais

- Leite, leite em pó, queijos magros

- Açúcar e similares

- Frutas mais doces e frutas secas

- Tubérculos

- Óleos vegetais

- Gordura vegetal, gordura hidrogenada, gordura trans

- Industrializados, comida congelada industrializada

- Molhos prontos com açúcar


E o que fica nessa nova alimentação?

- Todas as verduras e vegetais fibrosos de baixo amido

- Frutas de baixo amido

- Carnes com sua gordura natural

- Ovos

- Queijos mais gordos, iogurtes naturais integrais sem sabor, creme de leite, cream cheese

- Castanhas e sementes

- Gorduras boas


O que dá saciedade é a carne com sua gordura natural, mas você pode comer uma carne magra e colocar gorduras boas no seu prato. Semana que vem darei exemplos do que comer no dia a dia!

MAIS TEXTOS