Como fica a cetose após uma ingestão excessiva de carboidratos?




Vamos começar este post explicando o que é cetose: ⠀

A cetose é um estado metabólico onde nosso organismo obtém grande parte da sua energia a partir das gorduras. Estar em cetose pode ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde como enxaqueca, Alzheimer, acne, ovários policísticos com infertilidade, câncer, esclerose múltipla, epilepsia, Parkinson...Quando alcançamos essa “graça” nosso corpo passa a “queimar” moléculas chamadas ácidos graxos. ⠀

Durante períodos de restrições de alimento (jejum) ou de carboidrato (dieta cetogênica), o nosso fígado transforma parte dos ácidos graxos em corpos cetônicos, que podem ser utilizados como fonte de energia pelo coração e pelo cérebro e que têm várias ações anti-inflamatórias e benéficas para nosso organismo. ⠀

Essa gordura pode vir tanto da alimentação quanto das reservas do próprio corpo. Ou seja: em cetose estamos no modo “queima de gordura”, desde que você não exagere nas calorias! Foque na comida de verdade e menos nas receitinhas...⠀

Entrar neste modo é mais difícil do que sair, já que basta uma pequena farra de carboidratos para isso acontecer. Mas calma que dá para se recuperar e RECALIBRAR. Sim, você voltará à cetose! Quanto tempo vai demorar para voltar à cetose - isso depende de vários fatores. O importante a lembrar é que você não destruiu seus objetivos com um passo em falso. ⠀

Especialmente depois de passar algum tempo na cetose, seu corpo permitirá flutuações no consumo de carboidratos aqui e ali. Isso é chamado de flexibilidade metabólica e é algo que o corpo adquire ao longo do tempo, na Low Carb e nos jejuns.


Se você segue um estilo de vida Low Carb, sem excessos, conseguirá se livrar das consequências da overdose de carboidratos com facilidade. Passados os efeitos dos excessos, depois que a poeira baixar, seu sistema tende a se realinhar. Voltando para rotina de alimentação baixa em carboidratos, em pouco tempo seu corpo já começa a das respostas positivas de que conseguiu se livrar do excedente. O tempo de volta à cetose varia. Depende da sua flexibilidade metabólica, o quão sensível à insulina (falaremos sobre isso nos próximos posts) você é atualmente, quanto carboidrato você estava acostumado a consumir antes da overdose... há muitos fatores. Mas, provavelmente não demorará. O importante é voltar ao estilo de vida na próxima refeição, após o “carbo load”. ⠀

- Reduza seus carboidratos novamente, voltando à sua rotina de alimentação Low Carb / Cetogênica;⠀

- Certifique-se de obter o equilíbrio correto de eletrólitos. Não descuide do Sal;⠀

- Consuma gorduras de alta qualidade em quantidade suficiente;⠀

- Não exagere nos treinos. Você pode voltar a fazer exercícios aeróbicos mais intensos depois do “rehab” completo;⠀

- Faça jejum, ele ajuda na recalibragem. Dá o tempo que seu corpo precisa para fazer a faxina pós-festa.⠀

Lembre-se: Cetogênica e Low Carb são estilo de vida! Um estilo de vida que é agradável e faz você se sentir bem. Ninguém precisa se privar para sempre dos alimentos não saudáveis que nos dão prazer, principalmente porque eles envolvem questões sociais como comemorações etc. ⠀

Mas encontrar prazer naquilo que é saudável e que nos aproxima da natureza é o melhor caminho que você pode escolher, pois assim você sairá poucas vezes do modo “queima de gordura” e acumulará muito menos danos do que quem faz “farra de carboidratos” com regularidade⠀

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