Cetogênica e fertilidade




CETOGÊNICA E FERTILIDADE 🤰


Pensando em engravidar, mas também quer começar a dieta cetogênica? Se você entrar abruptamente na dieta, pode ser que seu corpo entenda que não é hora de engravidar e você pare de menstruar.


MAS isso não significa forma alguma que cetogênica cause infertilidade. Pelo contrário, mulheres com ovários policísticos inclusive voltam a menstruar e melhoram a fertilidade com esse estilo de vida, que melhora a resistência insulínica.


É tudo uma questão de individualizar e entender que seu corpo pode responder dessa forma (não é uma regra). Se acontecer, vou te dar umas dicas para melhorar e para recomeçar de forma diferente para que funcione para você!

1- Coma calorias suficientes: a dieta cetogênica tira o apetite, então é interessante você anotar o que come ou acompanhar num aplicativo (eu sugiro o fat secret), para que não reduza demais as calorias.

3 - Consulte um médico para fazer uma avaliação hormonal mais completa e um nutricionista para acompanhar as calorias e fazer esses ajustes durante o processo.


3 - Não jejue (no início). Jejum aumenta cortisol, o que neste momento pode não ser bom.


4 - Não se exercite demais (no início). Prefira musculação/pilates leves e caminhadas.


5 - Coma mais gordura: ajuda na regularização hormonal, na saciedade, nos níveis de energia, melhora a abstinência de doces e de cafeína, na energia para malhar. Dicas são cortes mais gordos de carne, mais azeite na salada, abacate, castanhas, azeitonas, queijos gordos.


6 - Coma proteína suficiente (converse com seu médico e nutricionista). Se você não atingir as suas necessidades diárias de proteína, pode ser que tenha muita fome, mesmo comendo muita gordura.


7 - Controle o estresse emocional: caminhadas, yoga, mindfulness (meditação). 💆


Gupta L, Khandelwal D, Kalra S, Gupta P, Dutta D, Aggarwal S. Ketogenic J Postgrad Med. 2017 Oct-Dec;63(4):242-251.

Mavropoulos, John C et al. Nutrition & metabolism vol. 2 35. 16 Dec. 2005, doi:10.1186/1743-7075-2-35

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