Carne vermelha causa câncer?




Muitas pessoas afirmam diferentes informações sobre alimentos e suas relações com o surgimento de doenças, mesmo que sem um embasamento científico. Uma relação comum que é disseminada entre a população é de que a carne vermelha é um alimento que aumenta o risco para o câncer colorretal diante da maior quantidade de gordura que contém.

Um estudo (ensaio clínico randomizado) publicado no New England e no American Journal of Medicine realizou uma comparação entre dois grupos: um com dieta rica em fibras e pobre em alimentos gordurosos e outro que manteve a alimentação habitual. Os participantes (cerca de 2000) apresentavam um histórico pessoal de câncer colorretal e após 4 anos de acompanhamento foi observado se houve reincidência ou não do tumor em cada um dos grupos. A pesquisa concluiu que NÃO houve diferença entre os dois grupos, não mostrando uma influência direta significativa no aumento de gordura alimentar com a evolução da doença.

Outro grande estudo, chamado EPIC, o qual avalia parâmetros relacionados com câncer e nutrição entre milhares de europeus, concluiu que não há uma relação direta do consumo de carne vermelha com maior incidência do câncer colorretal e, sim, do consumo de carnes processadas.

Além disso, é importante lembrar que é muito difícil avaliar o consumo de carne vermelha como um fator isolado em estudos observacionais, uma vez que os participantes avaliados podem apresentar outros hábitos, como tabagismo e alcoolismo, que são fatores de risco para câncer, podendo influenciar no desfecho final.

Com isso, são importantes novas pesquisas, principalmente, ensaios clínicos para avaliar melhor esse tipo de relação e proporcionar conclusões com mais embasamento científico e menos senso comum. 😉


N Engl J Med 2000; 342:1149-1155

DOI: 10.1056/NEJM200004203421601

MAIS TEXTOS