Carboidratos podem afetar nosso humor?




Carboidratos deixam as pessoas mais bem humoradas? Será? 🤔🤔🍜 O consumo do carboidrato aumentou muito nos últimos anos, por isso é essencial avaliar a veracidade dessas informações.

ARRASTE PRO LADO 👉👉

Em junho foi publicada uma meta-análise que apresentava exatamente esse objetivo: QUAL O EFEITO DOS CARBOIDRATOS NO HUMOR?


Na revisão foram analisados 176 efeitos dos açúcares no humor (31 estudos com 1256 participantes), sendo que nenhum deles foi positivo em nenhum momento após o consumo. Além disso, a ingestão de carboidratos foi relacionada com aumento da fadiga e menor capacidade de concentração, quando realizada comparação com o grupo placebo, na primeira hora após a refeição.

É comum as pessoas afirmarem que o consumo de carboidratos aumenta a secreção de serotonina, acreditando que a sua retirada pode causar depressão e ansiedade, mas isso não é cientificamente comprovado. Isso é um mecanismo hipotético que ainda não foi testado. As conclusões desse estudo nos mostram o OPOSTO: não há benefícios dos carboidratos no humor.


Minha opinião: a ingestão de carboidratos pode ter efeito em receptores de dopamina, neurotransmissor relacionado à dependência de substâncias. Assim, um possível mal-estar associado à retirada de açúcares pode estar relacionado ao vício que estas substâncias causam, entende? Ao ingerir essas substâncias, tem-se uma boa sensação, mas isso não justifica o seu uso, assim como é o caso de drogas ilícitas (para alguns diabéticos, o açúcar pode fazer tão mal quanto a cocaína ou até mais!)

MAIS TEXTOS