Carboidratos NÃO SÃO essenciais!




Quando os carboidratos são limitados, seu corpo passa a usar gordura e cetonas em vez de açúcar como principal fonte de energia. Além dos glóbulos vermelhos e de uma pequena parte do cérebro e dos rins, que precisam de glicose, as células podem usar ácidos graxos ou cetonas como combustível. Nosso corpo é muito mais inteligente do que imaginamos e ele é capaz de produzir glicose para qualquer célula que necessite, mesmo que você não consuma carboidratos. Isso ocorre porque o fígado pode converter aminoácidos (encontrados nas proteínas) e glicerol (encontrados nos ácidos graxos) em glicose. Este processo é conhecido como gliconeogênese.


Em seu livro de 2005 "Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fatty Acids, Colesterol, Protein, and Amino Acids", o U.S. Food and Nutrition Board do Institute of Medicine declara: “O limite inferior de carboidratos alimentares compatíveis com a vida aparentemente é zero, desde que sejam consumidas quantidades adequadas de proteína e gordura.” Curiosamente, existem nove aminoácidos essenciais encontrados nas proteínas e dois ácidos graxos essenciais, mas não existe um carboidrato “essencial”. No entanto, existem nutrientes valiosos em muitos alimentos low carb, como vegetais, nozes e sementes. O melhor de tudo é que incluí-los na dieta ainda permitirá que você experimente os benefícios de um estilo de vida com baixo teor de carboidratos.


Ao escolher seus carboidratos com sabedoria, você ainda consegue manter o açúcar no sangue dentro de limites saudáveis, enquanto nutre o corpo com vitaminas e minerais importantes. Adicionar alguns carboidratos à sua dieta também pode tornar seu estilo de vida low carb mais sustentável, divertido, colorido e variado.

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