As dietas low carb aumentam o gasto de energia?




Alguns estudos recentes vêm apontando que dietas com baixo consumo de carboidratos (low carb) podem de fato diminuir o gasto energético quando comparadas com dietas convencionais. Uma característica em comum entre esses estudos é que todos apresentam um tempo de análise relativamente curto, em média 4 dias. Alguns resultados experimentais sugerem que o tempo de adaptação do corpo para uma nova dieta pode ser de 2 a 3 semanas, o que nos leva a concluir que esses estudos não indicam precisamente os efeitos das dietas low carb no corpo.⠀

A fim de sanar essa controvérsia, um estudo recente conduzido por pesquisadores de Harvard e da Universidade de Indiana procurou examinar os efeitos da quantidade de carboidratos consumidos no gasto energético total de voluntários.⠀

O estudo constituiu-se de uma meta-análise de dados de mais de 600 participantes que foram submetidos a dietas low carb. Ao todo, foram realizados 29 testes em durações diferentes, a fim de averiguar as possíveis respostas diferentes do corpo. Destes, 23 foram de curta duração e notou-se que, de fato, o gasto energético total diminuia entre os participantes. Porém, nos 6 testes remanescentes de duração maior, o gasto energético total aumentou significativamente e de forma homogênea entre os participantes.⠀

Tais resultados levaram aos pesquisadores a concluírem que a dieta low carb aumenta sim o gasto energético quando consideramos períodos de pelo menos 2,5 semanas, o que sugere que as dietas low carb podem ser facilitadores da perda de peso. Além disso, os pesquisadores ressaltam que os resultados demonstram a importância de empregar-se testes clínicos de duração mais longa para avaliar-se efeitos de longo prazo. nÃO DÁ PARA AVALIAR TODOS OS BENEFÍCIOS COM MENOS DE ALGUMAS SEMANAS DE DIETA. EU SUGIRO 6 SEMANAS AO MENOS, QUE É O TEMPO DE CETOADAPTAÇÃO. ⠀

MAIS TEXTOS