top of page

Ioga ajuda a controlar o diabetes


Você já fez alguma aula de ioga?


Há alguns anos a prática de ioga deixou de ser ligada àquela ideia exclusivamente de pessoas “zen”, “natureba” e outros estereótipos. Ioga é para todas as pessoas, de todos os perfis e filosofias de vida. Longe da relação com religiões ou crenças, ioga é uma prática de saúde, um hábito de vida que leva a melhoras significativas no organismo, inclusive para quem tem diabetes.


A ciência não cansa de estudar esses resultados da ioga no corpo. Alguns estudos internacionais mostram que a prática tem melhoras visíveis em quadros de depressão, hipertensão, assim como controle da glicemia.


Em uma das pesquisas, feita no India Institute of Medical Sciences, na capital indiana, Nova Délhi, 98 indivíduos (67 homens e 31 mulheres), entre 20 e 74 anos, aderiram a um programa acompanhado de ioga. Alguns dos participantes tinham condições como hipertensão, doenças coronarianas, diabetes e uma variedade de outras doenças.


Ao longo de dez dias, essas pessoas foram avaliadas com relação aos impactos da ioga em indicadores de saúde, como o risco das doenças acima mencionadas. Os participantes do estudo foram convidados a realizar as posições da ioga (asanas), bem como técnicas de respiração (pranayama) e de relaxamento.


Além disso, houve suporte em grupo e individual, além de palestras e exibição de filmes sobre a filosofia da ioga, bem como meditação, controle de estresse, alimentação e conscientização sobre doenças.


Resultados

Os resultados apresentados revelaram melhoras significativas nos níveis de glicose no sangue, colesterol e triglicérides em comparação entre o primeiro e o décimo dia de prática. Segundo os estudiosos, as mudanças foram mais evidentes em indivíduos com hiperglicemia.


Ou seja, para os pesquisadores, as conclusões sugerem que a mudança de hábitos de vida, incluindo ioga e controle de estresse, é capaz de levar a melhoras significativas no organismo com apenas dez dias. Se você ainda não aderiu à prática, vale a pena começar!


Quer saber mais?

  • Ramesh L. Bijlani, Rama P. Vempati, Raj K. Yadav, Rooma Basu Ray, Vani Gupta, Ratna Sharma, Nalin Mehta, and Sushil C. Mahapatra. A Brief but Comprehensive Lifestyle Education Program Based on Yoga Reduces Risk Factors for Cardiovascular Disease and Diabetes Mellitus

  • The Journal of Alternative and Complementary Medicine. April 2005, Vol. 11, No. 2: 267-274

  • http://online.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/acm.2005.11.267

MAIS TEXTOS
bottom of page