• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 por NASSIF PRODUÇÕES.

Muitos têm dúvidas ou são orientados de forma errada sobre a conservação (onde e como guardar) e o transporte (no dia a dia e em viagens) da insulina. Essa informação é vital pois a insulina pode perder sua eficácia e a aparência não mudar.
 

COM RELAÇÃO AO ESTOQUE:

Os frascos de insulina fechados e refis de canetas ou a caneta descartável de plástico devem ser guardados na geladeira, perto da gaveta de verduras, em uma caixinha de plástico. 

 

O QUE É PRÉ DIABETES?

CONSERVAÇÃO DA INSULINA

NUNCA COLOQUE NA PORTA DA GELADEIRA (a temperatura varia demais), e muito menos perto do freezer (porta ou na primeira prateleira)  pois a insulina, se congelar PERDE O EFEITO. Às vezes até mesmo ovos na primeira prateleira ou na prateleira superior da porta, em contato com o congelador podem congelar, não é mesmo? A insulina é um hormônio, precisa ficar de 4-8ºC, e o local mais seguro é perto das verduras.

COM RELAÇÃO À INSULINA ABERTA:

Frasco ou refil de insulina em uso e canetas cujo refil trocamos sempre (têm metal, não podem ser levadas à geladeira): podem ficar fora da geladeira, protegidos do calor e da luz diretos ou com temperatura inferior à 25ºC, por 28 dias (ou seja, após 28 dias descartar a insulina, conforme orientado EM BULA). Claro que, se você morar em uma cidade muito quente (temperatura média acima de 30°C), vale a pena deixar a insulina em uso na geladeira e a caneta com refil em um lugar mais fresco da sua casa. A dica é tirar da geladeira 1h antes de usar, pois insulina gelada dói!

 

COMO TRANSPORTAR A INSULINA NO DIA A DIA:

  • Durante o transporte, as insulinas podem ser mantidas em condições não refrigeradas, desde que não expostas ao calor ou frio excessivo. Nunca deixe a insulina dentro do carro, muito menos no porta-luvas!
     

  • A insulina pode ser transportada em recipiente de isopor ou bolsa térmica sem gelo.

 

E SE FOR VIAJAR? COMO TRANSPORTAR?

  • Se for viajar e a duração esperada for maior do que 4 horas, vale a pena colocar a insulina em uma caixa.
     

  • A dica é nunca deixar a insulina em contato direto com o gelo, pois ela perde a eficácia se congelar.